Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de julho de 2012

SIMPLESMENTE PAIXÃO...


PAIXÃO CORTÊS
HOMENAGEM DO DIA




Se hoje a identidade gaúcha de bota, vanerão, bombacha, rancheira, gaita, chimarrão, violão, cavalo e churrasco é reconhecida em muitas partes do mundo, muito se deve a João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes. 

O homem que serviu de modelo para a estátua O Laçador (de Antônio Caringi) e hoje completa 85 anos é um dos responsáveis pelo resgate e pela própria definição do folclore do Rio Grande do Sul.
Na primeira metade do século passado, Paixão e o colega Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929 - 2002) viajaram (para) dentro e (para) fora do Estado para pesquisar e registrar jeitos, sapateios, músicas, danças, roupas, gírias e histórias que caracterizassem o modo de ser gaúcho. Uma das sínteses desse gigantesco trabalho é o Manual de Danças Gaúchas, lançado pelos dois em 1956.
Folclorista, compositor, radialista e agrônomo, Paixão Côrtes ainda foi um dos organizadores do primeiro Centro de Tradições Gaúchas, o 35 CTG - e hoje há centenas de CTGs em diferentes partes do mundo. Por sua extensa bibliografia sobre a tradição gaúcha, foi escolhido o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2010.Nascido em Santa do Livramento, viveu em Uruguaiana antes de vir para a Capital. Como aluno do Colégio Júlio de Castilhos, fundou o Departamento de Tradições Gaúchas da escola, em um dos primeiros passos para a retomada dos valores do campo. Afinal, como diz o próprio folclorista, "o galpão é a célula fundamental da nossa gente", em frase reproduzida hoje no Almanaque Gaúcho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário